Biografia

Skafandros Orkestra

A Skafandros Orkestra foi fundada em Campinas em 2011 por músicos formados na Unicamp com o intuito de pesquisar e executar o ska tocado no início dos anos 1960 na Jamaica. Na busca de sua própria identidade estética, o grupo passou a explorar as fronteiras da música instrumental popular e erudita, resultando em 2013 no álbum “Train to Skavilla”, que inclui releituras de algumas composições de Heitor Villa-Lobos, além de músicas autorais que se inspiraram nessa pesquisa. O álbum definiu alguns direcionamentos essenciais para a personalidade do grupo, como a elaboração e o tratamento orquestral com a formação instrumental e a influência de estilos musicais brasileiros e suas possíveis mediações com o ska. 

 

A partir deste horizonte estético, em 2014 o grupo passou a realizar mergulhos nas obras de outros grandes compositores brasileiros, como Moacir Santos e Dorival Caymmi. Em 2015 e 2016 a pesquisa das relações entre as músicas jamaicana e brasileira ganhou maior nível de profundidade a partir de um processo formativo em rítmica e percussão afro-brasileira, o qual serviu de base para a composição de um novo repertório do grupo e para a produção do documentário independente “Skafandros Orkestra e a música afro-brasileira”.

 

Toda essa trajetória e pesquisa de uma identidade única no cenário da música jamaicana no Brasil resultaram em 2018 no segundo álbum do grupo, “Fubah”, produzido por Victor Rice, obra que consolidou o grupo como um dos principais do gênero no Brasil, com sua potência harmônica dos metais que se unem à energia dos tambores e ao balanço irresistível do ritmo jamaicano. No ano seguinte, o grupo lançou seu terceiro álbum, “Fubah Dub Versão”, no qual o produtor torna-se mais um intérprete, realizando sua releitura dub do repertório, extrapolando ainda mais os limites do diálogo entre o swing da música jamaicana, a energia e densidade dos ritmos afro-brasileiros e as possibilidades eletrônicas do dub.


Em 2019 a Skafandros Orkestra, em conjunto com diversas bandas de ska da grande São Paulo, fundaram o Bloco Skaravana, um coletivo para difundir o ska em uma versão de bloco de carnaval, que reuniu mais de 4mil pessoas por carnaval que participou no bairro do Bixiga, com saída na Rua 13 de Maio, desde 2019. A Skafandros Orkestra auxilia o Bloco Skaravana na direção artística e formação musical, fomentando ativamente as oficinas de formação de música jamaicana, música afro-brasileira, história e contextos, e com isso tem reunido um grande público interessado, ativo e pesquisador dessas intersecções culturais.

Após 10 anos do seu primeiro disco, a Skafandros Orkestra concretiza uma longa pesquisa do diálogo entre erudito e popular, entre o Brasil e a Jamaica e é reconhecida pela sua identidade sonora, pelas suas oficinas de formação histórica e prática da música desses países, pela difusão desse conhecimento e por contribuir para formação do público em geral da música brasileira e jamaicana.

Integrantes

Rogério Clementino  – Baixo Elétrico

Rapahel Cortezi  – Guitarra

Ronaldo Lima – Bateria

Cris Monteiro – Percussão

Viviane Pinheiro Roque – Piano

Heloisa Alvino – Trombone

Valber Oliveira – Trombone

Wellington  De Souza    – Sax Alto e Barítono

Mariana Oliveira – Sax Soprano e Tenor

Luizinho Nascimento – Trompete

Vanessa Larissa  – Trompete e Flugelhorn