banda

 

 

Skafandros Orkestra
A Skafandros Orkestra mistura o balanço do ska jamaicano com a música afro-brasileira, num instrumental rico e vibrante. O grupo cria uma sonoridade muito própria, buscando em seu repertório autoral um diálogo com ritmos brasileiros, como o ijexá, jongo, frevo, coco e baião. Além das suas composições autorais, o show da Skafandros Orkestra traz também releituras de grandes compositores brasileiros, combinando o ska jamaicano com o universo baiano de Dorival Caymmi, as modernas orquestrações de Moacir Santos e o mundo erudito de Villa-Lobos. Essa ligação Brasil-Jamaica, aliada a uma potente estrutura harmônica e orquestral, é o que define a Skafandros Orkestra como um grupo único e inconfundível no panorama do ska instrumental.

• Veja mais

 

 

 

 

Histórico
Formada em 2011 em Campinas/SP e composta por 11 músicos, a Skafandros Orkestra lançou o seu primeiro disco – Train to SkaVilla – em 2013, propondo um diálogo entre a linguagem e o ritmo do Ska jamaicano e as composições do grande maestro brasileiro Heitor Villa-Lobos. O álbum, com adaptações de obras como “O Trenzinho do Caipira” (Bachianas Brasileiras nº 2 – IV Movimento) e “Cantilena” (Bachianas Brasileiras nº 5 – I Movimento), representou um momento muito importante na trajetória do grupo, já que definiu alguns direcionamentos essenciais para a sua personalidade, como a elaboração e o tratamento orquestral com a formação instrumental e a influência de estilos musicais brasileiros e suas possíveis mediações com o Ska. Estes vêm sendo, desde então, alguns dos pontos que norteiam todos os processos de criação da Skafandros Orkestra.
Depois do mergulho na música erudita de Villa-Lobos, o grupo se aprofundou no estudo da linguagem musical de outros mestres e compositores da música popular brasileira, como Moacir Santos e Dorival Caymmi, sempre atentando para os elos de ligação que pudessem culminar em uma música que mesclasse o estilo jamaicano ao tupiniquim. Esse trabalho foi registrado em um DVD de um show ao vivo da Skafandros Orkestra e foi o ponto de partida para o seu próximo projeto, realizado em 2016, e que consistiu em um período de formação e vivência em rítmica e percussão afro-brasileira com o percussionista Chico Santana. Nesse projeto, a Skafandros se propôs a trabalhar na composição de músicas autorais, que se traduzissem na produção de um Ska Instrumental Brasileiro, tendo como base os ritmos abordados na oficina. Surgiram então músicas inspiradas no balanço do Ska jamaicano, nos toques dos tambores de Jongo, na cadência ritmada do Coco, nos atabaques do candomblé de Ketu, como o Ijexá e o Alujá, além do calor do Frevo.
Atualmente, o grupo está trabalhando na gravação do seu próximo álbum, inteiramente autoral, que será lançado até ao final deste ano e contará com a produção musical de Victor Rice.

Destaca-se a participação da Skafandros Orkestra no Instrumental Sesc Brasil em São Paulo (SP) - 2017; Trisca - Festival de Arte para Criança em Teresina (PI), Festival CURAU em Piracicaba (SP), Armazém Baixada em Riberão Preto (SP), Petit Festival de Janeiro em Campinas (SP) - 2016; Mostra SESC Cariri de Culturas em Juazeiro do Norte (CE), Festival Grandes Bandas Grandes em Campinas (SP), Festival de Música de Inverno de Rio Claro (SP), Virada Cultural Paulista em Campinas (SP) - 2015; Festival de Inverno de Paranapiacaba (SP), Festival de Música da Alta Mogiana em Ribeirão Preto (SP), Festival Cerrado Jazz em Uberaba (MG) - 2014; Festival Expresso Jazz em São Paulo (SP), Festival Cuesta Instrumental em Botucatu (SP), Virada Cultural Paulista em Engenheiro Coelho (SP), Centro Cultural Rio Verde em São Paulo (SP), Projeto ‘Encontros de Música’ dos Correios em São Paulo (SP) - 2012.

• Veja mais

 

 

 

 

Ficha Técnica
Edmar Pereira: saxofone alto e barítono
Thiago Miyazaki: saxofone soprano e tenor
Luizinho Nascimento: trompete
Manchuria Heredia: trompete, flauta transversal e flugelhorn
Daniel Zacharias: trombone
Valber Oliveira: trombone
Edu Guimarães: sanfona
Thiago Xavier: guitarra
Léo Malagrino: baixo
Ronaldo Lima: bateria
Cris Monteiro: percussão

Murilo Gil: técnico de áudio
Margarida Sequeira Duarte: produtora executiva

• Veja mais

 

 
 

® SKAFANDROS.COM.BR - producao@skafandros.com.br - Desenvolvido - www.smud.com.br